terça-feira, 15 de abril de 2014

O QUE É RPG ?

                       

  RPG O JOGO ONDE VOCÊ É O HERÓI

O nome  RPG vem de uma sigla em inglês que quer dizer  “Jogo de Interpretação de Papéis” ou “Jogo de Interpretação de Personagens”. 
Basicamente  um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro ou aquelas antigas brincadeiras de faz de conta, porém com regras claras que impendem as famosas brigas. ( nem sempre rs).

Esse jogo teve sua origem nos EUA em 1971, quando Gary Gigax e Dave Anerson criaram juntos o primeiro RPG, chamado na época de : The Fantasy Game e depois  rebatizado de Dungeons & Dragons (D&D), é um jogo que existe até hoje e deu origem ao Desenho Caverna do Dragão.
 ( Até o logo do jogo e do desenho são os mesmos.)


 No Brasil o RPG chegou na decada de 80, e era um jogo de " Ricos", como se falava na época.
Por ser de dificil acesso era jogado somente por  estudantes universitários que conseguiam importar algum livro, depois disso  faziam copias  para os amigos, essas cópias acabara popularizando o  hobby e gerando uma nova safra de jogadores que se  tornou conhecidos como a “Geração Xerox”

Depois disso as importadoras passaram a baratear os custos e editoras brasileiras também criaram seus RPGs como:  Tagmar  (o primeiro RPG brasileiro), Mini-Gurps Entradas e Bandeiras e Mini-GURPS Quilombo dos palmares,esses dois surgiram principalmente como uma resposta a acusações de que o RPG teria um efeito negativo nos seus jogadores, podendo até levar a cometer crimes. ( Mais ou menos oque rolou com Yugioh ou alguns video games).
Logo depois veio o sistema 3D&T, criado pra ser vendido em grande quantidade e em Bancas de revistas, tornando-se assim facil de ter e de aprender.
Hoje o RPG migrou pra jogos online e MMOs mas não abandonaram de todo os velhos livros.

Termos do RPG:

Dungeon:  É o local onde a aventura se passa. Pode ser um lugar amplo como uma cidade ou pequeno como uma caverna.

Dados:    Para determinar as ações do personagem, joga-se dados de diferentes lados( D20,D4, D6).

Mestre: É o cara que cria a história inicial com o qual os jogadores vão ter de lidar, em um jogo de videogame ele seria o console em si.

NPC: Non-player character. São personagens usados pelo mestre, desde monstros a pessoas que interagem com os jogadores durante a partida.

XP: Pontos ganhos no fim da aventura e que são usados pra fortificar e evoluir os personagens dos jogadores. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário